Postagens

Mostrando postagens de 2018

Reunião 21/11/2018

A professora Andréa deu início a reunião pedindo que os alunos, que irão participar da recepção dos calouros, nos mostrassem o roteiro da apresentação. Após esse momento, o professor Luíz Fernando nos apresentou o relatório final com base nos dados coletados através do diagnóstico etnográfico. Pediu também sugestões de atividades lúdicas para realizarmos na escola. Surgiram ótimas idéias e os professores fizeram alguns comentários dando ênfase na comunidade como currículo.

Reunião 14/11/2018

Nesta reunião discutimos sobre o filme "um grito de liberdade", dando destaque as partes principais e fazendo relação com o processo de etnografia. Fomos convocados para participar da recepção dos calouros, falando sobre o PIBID e como o projeto funciona.

Relatório 30/10/2018

A professora permitiu a continuação da atividade da aula anterior e solicitou  uma atividade do livro didático sobre interpretação de texto, que foi feito individualmente. A medida que terminaram, levaram para professora corrigir. Ela iniciou a  correção coletiva, com a participação dos alunos lendo as questões.

Relatório 25/10

Na aula de hoje a professora passou um trabalho, para ser entregue, utilizando o livro didático. Os alunos formaram duplas para resolver as questões sobre interpretação de texto. Algumas duplas não conseguiram finalizar e poderão terminar na aula seguinte.

Relatório 18/10

Na aula de hoje a professora juntou os dois 8° anos e os levou para o auditório para assistir ao filme "O alto da compadecida". A professora deu uns avisos sobre punições se houvesse indisciplina, que eles levaram muito a sério. Foi ótimo ver o interesse e como se comportaram durante o filme. Não deu tempo de ver o filme inteiro, mas a professora prometeu os trazer outro dia para concluir. Será solicitado um trabalho sobre o que assistiram.

Relatório 16/10

A professora pediu que os alunos formassem duplas para responder a uma atividade do livro didático sobre palavras com x ou ch. A maioria dos alunos se empenharam na tarefa, mas alguns não responderam e ficaram o tempo todo conversando, o que atrapalhou um pouco as duplas que estavam próximas. Sempre que surgiam dúvidas os alunos levavam o caderno para professora fazer as devidas correções.

Etnografia - Relações interpessoais

Em uma conversa com os discentes, pude entender um pouco a sua visão da escola. Eles  não se sentem seguros, pois os muros são baixos e dá fácil acesso ao interior da escola e disseram que as grades da parte interna só servem para os manterem presos. A relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando precisam d ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta de diálogo entre as partes. São feitos, frequentemente, projetos interdisciplinares como gincanas, eventos culturais e o projeto do livro que acontece todo ano, ótimo para incentivar a leitura e o interesse pela literatura. A escola não serve de posto de apoio a campanhas de vacinação  apenas serve de local de votação. Não há uma relação estreita com a comunidade. Em datas comemorativas não acon...

Reunião 10/10

A reunião de hoje foi apenas com os alunos bolsistas e conversamos sobre nossas experiências na escola até aqui. Foi ótimo ouvir os relatos e ponto de vista de todos sobre a escola e sobre o projeto em geral. Os nossos orientadores nos tirou várias dúvidas e nos fez olhar determinadas situações com uma perspectiva pedagógica, falando como a desmotivação e traumas q alguns alunos carregam podem desencadear em problemas sérios no âmbito escolar.

Relatório 09/10

A aula de hoje foi sobre aposto. A professora copiou no quadro o conceito e frases para usar como exemplo. Fez uma revisão rápida sobre vocativo, o assunto anterior, e deu início a  explicação do conteúdo. Hoje os alunos estavam mais calmos que o normal e interagiram com a professora durante a explicação. Para terminar, foi solicitado que respondessem uma atividade no livro didático. Achei interessante que ao fazer a chamada a professora se mostra interessada em saber o motivo pelo qual alguns alunos estão faltando e se estão vindo nos outros dias. Isso mostra uma preocupação além da sala de aula, um cuidado especial com eles.

Relatório 04/10

Hoje não houve aula. Participantes, juntos com professores e coordenadores, do conselho de classe da escola. Foi muito interessante ter essa experiência e ver o relato dos professores a respeito do desempenho dos alunos.

Relatório 02/10

Na aula de hoje o conteúdo apresentado foi adjunto adnominal. A professora explicou os conceitos e exemplificou através de frases no quadro. Surgiram várias dúvidas sobre o assunto e a professora fez o possível para as esclarecer. Foi feita uma pesquisa, requisitada pelo coordenador da escola, com as seguintes questões: •Quais as disciplinas de maior dificuldade? • Qual ajuda o professor dar a quem não entendeu o assunto? • vocês têm alguma sugestão para melhorar o rendimento da escola? Quais? • Quais alunos são colaboradores e quais não ajudam na manutenção da sala? Achei essa pesquisa de suma importância, pois dessa forma a direção da escola pode ter noção da visão que o aluno tem e o que se passa na sala de aula. Depois disso foi feito um exercício sobre o conteúdo abordado.

Etnografia - estrutura física da escola

  A escola possui 15 salas de aula com boa iluminação, mas um pouco quente, pois não tem ventiladores. A quantidade de cadeiras as vezes é insuficiente e por esse motivo os alunos saem para procurar em outras salas. Haviam câmeras e caixa d som em todas as turmas, mas foram retiradas pelos alunos e só ficaram em algumas áreas da escola. A biblioteca, no geral, tem um bom funcionamento. Três funcionários ficam responsáveis, um em cada turno. De manhã funciona das 8:00 ás 12:00, a tarde das 13:00 ás 17:00 e a noite das 19:00 as 21:00 horas. Ao fazer a locação do livro, os alunos tem até dez dias para devolver podendo renovar, se houver atraso ficam vetados por dez dias. O acervo é antigo e tem pouco estoque, por isso alunos e professores fazem doações sempre que podem. Os livros didáticos são utilizados por três anos e ficam sob  responsabilidade de cada aluno os devo...

Relatório 27/09

Hoje não assistimos aula. Começamos a fazer o diagnóstico etnográfico da escola e foi muito interessante a conversa q tivemos com os alunos, ver como se sentem e a visão que têm da escola.

Reunião 26/09

Na reunião de hoje o professor Fernando nos chamou a atenção sobre assiduidade e pontualidade nas reuniões e atividades na escola. Nos falou sobre a necessidade de manter nossos posts do blog atualizados e a respeito do envio do termo de compromisso digitalizado. Explicou sobre o diagnóstico etnográfico, aspectos a serem observados e como o faremos.

Relatório 25/09

Hoje observei a professora Socorro ministrar a aula. Ela pediu que os alunos fizessem a leitura de um texto utilizando o livro didático. Primeiro fizeram uma leitura silenciosa e depois leram de forma coletiva e quando surgiam termos mais difíceis a professora esclarecia. O texto "O inútil necessário", proporcionou uma discussão super interessante sobre o uso de celulares e outras tecnologias, seu lado positivo e de que forma nos atrapalham. Os alunos foram super participativos, tanto na leitura do texto quanto na discussão expressando sua opinião. Para terminar a aula, foi feito um exercício sobre o texto abordado.

Relatório 13/09

 Hoje a professora precisou se ausentar da sala de aula e nos  pediu para desenvolver alguma atividade com a turma durante as duas aulas. Decidimos fazer uma revisão sobre figuras de linguagem, que foi  seu último assunto.  Meus colegas explicaram super bem os conceitos de metonímia, metáfora e comparação, deram exemplos no quadro e utilizaram charges. Para terminar a aula eles colocaram uma música e pediram que eles identificassem quais as figuras de linguagem presentes na letra musical.  A aula de hoje foi muito especial,  porque foi nossa primeira experiência como professores e foi maravilhoso ver que os alunos aceitaram nosso modo de ensino e o mais importante foi ver a participação da turma e seu interesse pela aula.

Reunião 12/09

Na reunião de hoje, a professora Andréa começou nos falando que estamos no momento exploratório do PIBID, momento de observar e conhecer o espaço, conhecer as concepções teóricas de letramento que sustentam nossas práticas de trabalho com leitura e escrita e entender o sentido dessas práticas em uma perspectiva sócio histórica.  Nos falou sobre as características de letramento e suas abordagens, o conceito de língua e o modo de abordar conteúdos de acordo com a realidade da escola e turma.

Relatório 11/09

 Hoje iríamos observar a aula, porém durante esta semana está acontecendo o projeto de leitura e escrita da escola e hoje é o dia da turma que acompanho se apresentar. Usaram a aula para fazer os últimos ajustes antes da apresentação, estavam eufóricos e ansiosos.  Depois do intervalo, deram início as apresentações. A turma que acompanho falou sobre Jorge de Lima, um pouco de sua biografia e declamaram  o poema Negra Fulô em forma de música.  A apresentação foi linda! A turma estava bem desenvolta e acho esse projeto e seu tema  muito importante para os alunos desenvolver interesse pela leitura e principalmente por escritores da nossa região.

relatório segunda visita

 No dia 06/09, tive o segundo contato com a escola Onélia Campelo. Fizemos a dinâmica "batata quente" para que os alunos nos conhecerem melhor. Colocamos uma música e  um objeto ia passando de mão em mão, quando a música parasse quem estivesse com o objeto nos fazia uma pergunta. A brincadeira foi maravilhosa. Os alunos foram super participativos e mostraram curiosidade sobre nosso curso e gostos pessoais.   Fizemos ainda o jogo da forca, usando verbos no infinitivo e adjetivos. Nesse segundo contato podemos criar uma maior intimidade e foi um ótimo começo para o caminho que traçaremos juntos.

reunião 05/09/2018

  Na reunião de hoje o professor Fernando nos falou mais sobre o modo como seremos inseridos na sala de aula, enaltecendo que não podemos chegar com metodologias e mexer com a turma assim do nada. Antes disso, precisamos observar os alunos, seu modo de interagir, métodos que mais lhe agradam e dessa forma as intervenções serão nais eficazes.   Nos foi apresentado o Blogão do PIBID, no qual terão destaque algumas postagens da semana. Vimos um modelo ideal de blog e que nos nossos relatórios devemos fazer uma descrição densa, com o máximo de detalhes possíveis da atividade desenvolvida, porém devemos ter cuidado com a criticidade para não magoar os alunos e funcionários da escola.   Foi feita a leitura de algumas postagens sobre a primeira visita e foi lindo observar a sensibilidade dos meus colegas ao relatar suas experiências.

Conhecendo a Escola Onélia Campelo

 Hoje, 04/09, tive o primeiro contato com a escola e turma em que vou atuar durante o projeto. O grupo foi apresentado a aos oitavos anos A e B, turmas da professora Maria Socorro de Melo. fomos muito bem recebidos pela professora, turma e gestão da escola. As turmas são bem heterogêneas e parecem participativas.  O aluno Isaías, representante do grêmio estudantil, nos mostrou a escola e  falou sobre sua história e os problemas que ela enfrenta. O espaço físico da escola é muito bom, possui 15 salas de aula, sala de recursos que auxilia portadores de deficiência, ginásio esportivo onde ocorre atividades de futsal, vôlei e handebol; auditório, biblioteca bem organizada e pátio amplo.   A minha expectativa com esse projeto é enorme, espero ajudar com o que sei  e extrair diversos conhecimentos que ajudem em minha Formação. A experiência de hoje foi muito gratificante, pois estar em contato com a realidade escolar  me deu uma base do que irei enfrentar ao ...

Segunda reunião

 No dia 29/09, aconteceu a segunda reunião do PIBID, onde conhecemos os três professores que nos acompanharão nessa jornada. São eles Maria do Socorro de Melo, Ricardo Pereira do Nascimento e Edilene Alves dos Santos. Eles falaram um pouco sobre a escola e especificidades de suas turmas e ressaltaram a importância de ser educador, que é possível fazer a diferença na vida dos alunos e que ensinar é mais que uma habilidade é um dom.   Nos foram apresentados alguns projetos desenvolvidos em outras escolas e foi muito importante para entender que devemos respeitar a cultura local e desenvolver projetos que sejam compatíveis a e ela.  Ficou agendada a nossa primeira visita á escola que ocorrerá no dia 4/10.

Primeira Reunião do PIBID

  No dia 22-08, aconteceu nossa primeira reunião, na qual nos foi apresentado o projeto do PIBID- sub projeto língua portuguesa, seus objetivos e nossas obrigações.  Foi feita a divisão dos grupos que atuarão nas três turmas selecionadas da escola Onélia Campelo.  Os registros das atividades serão feitos individualmente através de blogs e para isso foram selecionados alguns alunos que serão responsáveis por analisar a postagem desses registros. Esses alunos também serão responsáveis  em auxiliar os alunos e professores que têm dificuldades com essa mídia.  A professora Andréa fez uma fala muito importante sobre a  postura de humildade que devemos assumir, pois não somos superiores a ninguém e  estaremos na escola para trocar conhecimentos com alunos e professores.